Albania’s Forgotten Voices
Realizado por BJÖRN REINHARDT e ECKEHARD PISTRICK [DE / AL]
87”
Filme apresentado por Lucy Durán
A música albanesa é muitas vezes considerada o “segredo mais bem guardado” dos Balcãs. Neste filme notável, lento e íntimo, acompanhamos dois pastores de ovelhas numa comunidade remota nas montanhas albanesas de Shpati. Arif, muçulmano, e Anastas, cristão ortodoxo, são amigos há anos, apesar das barreiras religiosas. A sua profunda amizade é constantemente fortalecida pela união na tradição local da polifonia “a capella”. Em 2005 este canto coral, um dos mais antigos da Europa, foi declarado Património Mundial da UNESCO. E, no entanto, permanece pouco documentado. O filme é um retrato da pobreza severa, dos destinos duros e do poder quase mágico da voz humana, que ajuda as pessoas nas montanhas Shpati a dominar a sua rotina diária surreal, durante uma fase contraditória de mudança pós-socialista onde a migração internacional, nomeadamente para a Grécia, Itália, Alemanha e Reino Unido, afetou uma em cada duas famílias. Mostra também que sonhar com um turismo cultural local sustentável é confrontar outras ideias para a construção de uma estância de desportos de inverno – uma utopia turística, tendo em conta as estações de inverno cada vez mais quentes na região de Shpati. Noutro nível, o filme é um exemplo de como a música – mesmo nos Bálcãs – pode construir pontes entre pessoas e religiões.
ECKEHARD PISTRICK
Etnomusicólogo Alemão, Professor Assistente no Instituto de Etnomusicologia Europeia da Universidade de Colónia, com foco principal na Música nos Balcãs. Autor da aclamada publicação
Performing Nostalgia - Migration Culture and Creativity in South Albania (Ashgate, 2015).
BJÖRN REINHARDT
Estudou cenografia na Art High School em Berlim. Até 2001 trabalhou como cenógrafo e assistente de realização para a Zeitzeugen TV. Em 1995 realizou o seu primeiro documentário, After Seven Castles, desde 2002 vive e trabalha em Maramures na Roménia, como realizador independente de documentários.
LUCY DURÁN
Professora do Departamento de Música na SOAS London University, fez um trabalho intenso de pesquisa na Albânia, apresentando documentários da BBC Radio3 sobre música tradicional e produziu dois álbuns de música tradicional urbana Albanesa, de Tirana e Shkodra.